[Dica]
Acabei de ver na NetFlix ‘Os Últimos Czares’ (Romanovs)
Série/Documentário - docudrama - estreada em Jul/2019: 1 temporada 6 episódios.
A série historia o fim da era Romanov com o seu último imperador, Nicolau, suas causas e consequências com a alteração do regime para outro império, o Soviético: URSS.
Por ter acontecido num tempo recente (há pessoas vivas), ter sido um acontecimento que virou a agulha da história da humanidade e ser um assunto muito estudado e publicado, o ‘script’ não aporta novidades: fixa na película o que é mais comum saber-se. Ainda assim vale a pena o reencontro virtual com esta época marcante que de algum modo contamina os nossos dias.
Catarina, a Grande, tinha como lema que deixou como epitáfio esta sua máxima: “Rússia é grande demais para ser governada por duas pessoas”.
Putim seguramente que leu a frase...
O modelo da narrativa é tipicamente o do NetFlix, i.e., com recurso à captação de cenas de estúdio e interiores numa economia de custos e longe portanto das realizações épicas de outrora. Registo a opção mas não lhe retiro mérito. Cinema é a arte da ilusão. A realização está de acordo com o nosso tempo, ou, se se quiser, faz o nosso tempo.
O guarda-roupa de época está a muito bom nível.
Tinha curiosidade em rever lugares conhecidos (andei por lá em ago/2005) mas por ser a reposição de uma época e ter sobre ela decorrido muitas alterações, filmaram-se principalmente os edifícios datados e conservadas: Palácio de Catarina, PeterOf, atual Kremlin, cúpulas de igrejas…
Saliento a interpretação do ator que deu corpo ao impreparado e indeciso Czar;
Idem para a atriz que assumiu o papel da lunática, doméstica e mãe Czarina;
Idem para o ator que tão bem nos passou uma ideia possível do que terá sido essa figura de Rasputin: bon vivant, astuto, manipulador e dominador do ‘pedaço’...
Não revelo (para quem não o saiba) o fim da história sobre a verdadeira ou falsa identidade de Anastásia, uma das filhas herdeiras dos Romanov, falecida em 1984...
Sem comentários:
Enviar um comentário