(No seguimento do apontamento anterior sobre a Alemanha)
'História do Século XX', de Martin Gilbert
Acabo de ler 'História do Século XX' - 1° livro' - de Martin Gilbert, onde são revisitadas e confirmadas de forma resumida, embora, a), as causas que estiveram na origem da 1ª Guerra Mundial.
Fica aí mais uma vez claro que a principal nação instigadora, propulsora, e ordenante foi a Alemanha. As Áustria-Hungria foram usadas para os seus fins bélico-estratégicos. E fica claro mais uma vez também que teve início num equívoco posto que a Sérvia aceitara, até à humilhação, todas as exigências expansionistas dos senhores daquele império Austro-Húngaro. Só que a carta da rendição incondicional chegou com 3 dias de atraso às mãos da pessoa certa e entretanto a máquina de guerra já estava em marcha e já não houve mais força nem coragem para a travar.
As alianças internacionais definiram-se em menos de uma semana: Alemanha com o Império Austro-Húngaro, a França com a Rússia, a Inglaterra com a Bélgica.
Mortes nesta Guerra
Aliados: 5.000.000
Eixo: 3.500.000
De entre os quais: 48909 Americanos – 1917/1918
a) Publicações do Expresso em pequenos livros, num total de 8, tipo Pocket-Book.
a) Publicações do Expresso em pequenos livros, num total de 8, tipo Pocket-Book.
À semelhança de resto com o que recentemente aconteceu com a intervenção dos EUA/UK no Iraque - 2003 -. Como sabemos provou-se mais tarde, já depois da guerra, que afinal Saddan Hussein não tinha as armas de destruição em massa de que era acusado.
Porque então foi feita a guerra ainda por cima sem autorização da ONU!?
Sem comentários:
Enviar um comentário