domingo, 30 de setembro de 2018

10 Anos! Que idade mais linda.

10 Anos!
Que idade mais linda.
Olá, minha Ritinha, minha neta linda.
Parabéns com 10 Bjnhs na tua bochecha rosada e Um Xi - tamanho 10 ou maior - no teu coraçãozinho, maior a cada novo dia.
Vou revelar-te um dos meus segredos e fazer-te uma proposta.
O segredo:
que tenho algumas dores com o teu crescimento.
A proposta:
que fiques aí nos 10 anos.
É verdade, os grandes têm, por vezes, desejos bem estranhos.
Estes teus 10 primeiros anos foram super alegres e animados, sempre muito preenchidos por momentos bons e bonitos;
… e tantas coisas aconteceram! 10 Anos cheiinhos delas!
(tu, melhor que eu, saberás enumerá-las e guardá-las)
… mas aconteceram muito depressa! Até me aparecem como um daqueles vídeos que fazes em time-lapse!
Foste sempre uma menina muito querida.
Estar por perto, acompanhar cada milímetro do teu crescimento, tem sido muito criativo, divertido e com momentos muito vívidos e felizes.
Daí o segredo e a proposta.
10 Anos!
Que idade mais linda.
Sabes? que dou comigo - como fez Gepeto com o Pinóquio - a querer fazer de ti uma escultura, não de madeira como a dele, mas de cera, assim menina, e esculpir bem devagar cada traço desse teu rostinho tão lindo onde gosto de repousar o olhar.
E o que eu tento melhorá-lo!?
… mas olha que não consigo. Já desisti. Cheguei à conclusão que não se pode melhorar o que já é mais que perfeito e que qualquer retoque, por mínimo que fosse, poderia alterá-lo; e isso não: está muito bem assim.
Por ser de cera, não durará muito: vai derreter-se rapidamente e dar lugar aos poucos a uma menina a sério, sempre bonita, que vai continuar a crescer e a encontrar coisas muito giras e interessantes que te vão cativar mais e mais.
E vou procurar estar sempre por perto para assistir a todas essas descobertas.
E, já sabes, my iPhone is always on.
10 anos!
Que idade mais linda!
Mais um Bjnh e um Xi do teu Avô ‘chato e irritante’, que te adora.


quinta-feira, 20 de setembro de 2018

18 Anos | Parabéns Gonçalo

My Goodness! 18 anos! Como é possível já teres chegado aqui!?

Ainda ontem! na praia do Barril eras a nossa mascote de serviço preferida e, imitando as brincadeiras dos graúdos - que com o teu ar de bebé, os teus caracóis louros e olhos azuis encantavas -, gaguejavas: “Pinto da Costa olé [...] Pinto da Costa vai pró c…”.

Hoje já dizes o slogan completo ou melhor preferes outro porque esse, ao pintá-lo de azul, fizeste por esquecê-lo.
E que cor feiosa essa; há outras tão mais bonitas!

Sabemos que tens uma segunda cor de opção: branca e preta; não axadrezada mas riscada e no pavilhão desse clube tens crescido não só fisicamente (faz favor de parar de crescer: 2,01 m está de bom tamanho.), mas como gente. Até a tua Câmara ao eleger-te como ‘Atleta Revelação do Ano’, reconheceu tua progressão. Ficamos muito orgulhosos por ti e por nós.

Estás um Homem.
A penugem de pêssego que espreitava e aloirava o lábio superior e que até agora te ameninava, deu lugar a essa promessa de bigode que ajuda a confirmar a tua chegada à adultez.

Pois sê muito bem-vindo.
Nós que aqui estávamos por ti aguardávamos.
Não esperes, porém, que te abramos as portas, até porque lhes desconhecemos as chaves. Tu próprio o farás e vais ver que lá dentro encontrarás novidades bem interessantes. Um mundo delas.
A cada dia haverá nova chave para abrir nova porta. Com a tua inteligência, tua garra e teu bom senso, estou seguro que descobrirás sempre a certa.
Atenção ao aviso no chaveiro: ‘aqui não há chave mestra’.


Lembra-te da tua bisavó Ana: o quanto teve de procurar até encontrar as chaves certas? e quantas portas com elas abriu? para chegar feliz aos seus, quase, 101 anos.
E não estavam em bolso alheio.
Não esqueças também teu bisavô Avelino: ‘foi milagre ter nascido no meu dia d’anos’, repetiu até aos seus 95, orgulhoso e vaidoso de ti.
Gostavam ambos muito do seu primeiro bisneto.

E chega de lenga lenga pois o dia é de festa.
Vai e festeja até mais não poderes.

Lá mais para o final do dia, antes de tombares para o lado exausto de cansaço mas ainda com o Sol bem alto para aquecer os próximos:

i) Tira uma bonita foto sozinho no primeiro dia dos 18 pois essa foto falará com o futuro e mais tarde com o passado. Quem sabe se não regressarás a ela muitas vezes;

ii) Tira outra com os Papás e o Mano pois foram e continuarão a ser teus grandes amigos e main suports para tudo.
A tua Mãe ficou bem? Satisfaz lá a vaidade dela por ter um filhote como tu: ‘bota’ aí um special smile, vá;

iii) Mais uma, bonita também, com teus quatro avós para quem nunca crescerás e ao colo de quem sempre caberás (faz uma fotomontagem e inclui o que se ausentou).
Vê se a avó Mila fica bem. Sabes que depois de a mostrar a todos a vai encaixilhar e pôr na mesinha de cabeceira por um bom tempo; e que adormecerá muitas vezes contigo aconchegado naquele grande ninho açucarado - também chamado coração - onde estamos todos.

iv) Vai mais uma? Bonita, claro.
Então pede aí a alguém que tire uma em HD, um Wallpaper com todos nós, os m&c, os 35. Fica aqui no nosso meio pois os carinhos são hoje, merecidamente, todos para ti.
Hoje és o maior; duplamente.
… não não não, não te baixes, não é preciso, nós já estamos em cima do banco.

v) Ainda falta a dos amigos.
Tira uma em formato panorâmico para que os apanhes a todos, mas deixa um espaço em branco para que novos possam entrar.
É que uma foto dos 18 anos abraçado por todos eles tem mais piada.
Claro que amanhã haverá mais, mas os abraços de hoje sugiro que os guardes num local secreto e seguro, como de um tesouro se tratasse, e reusa-os se precisares. O meu está lá de entre os primeiros.

Gonçalo ou Gonçalão? Hoje para nós serás … ão e … inho; e GoGó. Gostamos de todos, todos te ficam bem. Amanhã: Gonçalo, simplesmente. … ah, e continuarás a ser o Maior.
    —                     —
| 18 | Parabéns | 18 |
    —                     —

Bj do Tó
Hoje também quero um abraço forte e caloroso; para guardar.