quarta-feira, 19 de outubro de 2011

'D'este viver aqui neste papel descripto - Cartas da guerra'

António Lobo Antunes
Tivesse eu 'engenho e arte' - como dizia o outro -, e quase que podia replicar, também em tão denso e volumoso livro, o meu caso pessoal. Podia ter-me cruzado com ALA durante o ano de '73. Estivemos em muitos lugares comuns: Luanda e Luso, nomeadamente. Ele foi para GC e eu fiquei a 15 Km do Luso, Sacassange, primeiro, e Cangamba/Cangombe, depois; mais tarde, 2ª metade de '74, em Quibala Sul. Contudo as histórias vividas e a s/ intensidade (se também narradas) seriam, pràticamente, as mesmas. A dele contudo, na vertente militar, foi claramente mais envolvente, intensa e comprometedora. Os casos pessoais afectivos, cada pessoa tem òbviamente os seus, mas a ambiência em que foram vivenciadas são idênticas, para não dizer iguais. Deixo-lhe uma palavra de apreço pessoal e grato reconhecimento por ter conseguido por em livro - com a s/ mais valia de escritor -, de forma 'tão informal' e por isso mais verdadeira, o testemunho de muitas milhares de vidas de jovens portugueses que por lá passaram.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Empresas públicas dão mundo de regalias a trabalhadores e familiares

04OUT2011-‘SOL’- A Soflusa dá mais de 100 mil viagens grátis por ano.
Os filhos dos sete mil trabalhadores da TAP não pagam bilhetes de avião nesta operadora aérea até aos 25 anos e alguns mantêm a regalia mesmo depois de os pais já se terem reformado da companhia.
Na Carris, estar de baixa compensa porque a empresa garante ao trabalhador o salário sem descontos. As empresas públicas devem mais de 38 mil milhões de euros!
* Conhece-se a origem destas benesses, muito aumentadas depois de Abril’74. É chegada a hora, aproveitando a presença da TroiKa, para rectificar os exageros.

Ordem dos Médicos quer fim aos atestados por gripes

04OUT’2011 - Jornal do Algarve – Proposta da Ordem dos Médicos visa reduzir os atestados médicos por gripes ou enxaquecas, combatendo as falsas declarações. A Ordem dos Médicos vai apresentar uma proposta ao Ministério da Saúde para reduzir os atestados médicos por gripes ou enxaquecas, noticia o “Público.

* Interessante iniciativa, pecando apenas por tardia. Oxalá tenha acolhimento no MS.